terça-feira, 30 de junho de 2015

Deputada Regina Fortunatti Palestra em Santiago

Como parceiro da Associação de Proteção e Conservação aos Animais, no dia 25 de junho, no salão de atos da URI, participei da palestra proferida pela Deputada Estadual Regina Fortunatti, onde acompanhada de sua assessoria, fez uma ampla explanação de como Porto Alegre, cuida e zela pela vida dos animais domésticos bem como a maior lição de tudo: o amor a vida!!!



Nosso gabinete parlamentar foi parceiro na realização desse importante evento, articulando a vinda da parlamentar em nosso município. Agora, meu próximo passo é junto com a ACPA estudar e elaborar da melhor forma possível, uma legislação especifica para o nosso Município que venha a proteger os animais e responsabilizar os que não valorizam os mesmos, pois como falei, todos tem o dom da vida, dado por Deus! Depois da palestra, acompanhei a Deputada Regina Fortunatti com sua assessoria e fomos jantar e discutir política no Restaurante do Batista.










sexta-feira, 26 de junho de 2015

Agenda em Porto Alegre, na segunda - feira, dia 22 de junho.

                     No dia 22 de junho, estive em Porto Alegre - Capital do Estado cumprindo agenda politica, acompanhado do nosso pré candidato a prefeito pelo PDT - Paulo Rosado, pelo meu Assessor Fábio Monteiro e pelo integrante da Juventude do PDT Renan Veiga. Na pauta em Porto Alegre, mantive encontro com o Senador da República, o trabalhista Lasier Martins e com o seu suplente e chefe de gabinete no RS - Christopher Goulart. 
                   















           Na reunião, solicitei atenção especial para com o nosso Canil Municipal, que vem sendo mantido pela Associação de Proteção aos Animais de Santiago, e que merece um maior investimento por parte do poder público. Fiz a entrega do projeto em mãos para os lideres e obtive a resposta concreta do próprio Senador de que irá sim, pleitear emenda parlamentar para o mesmo, tendo em vista entender a causa como saúde pública. Porém quero registrar que esse recurso foi possível, através de uma grande articulação entre meu gabinete na Câmera de Santiago com o companheiro Christopher Goulart, que desde que assumimos a vereança vem contribuindo para que possamos desenvolver nossa cidade.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ações apresentadas na Sessão Ordinária do dia 08 de junho de 2015

Resumo das Ações apresentadas na Sessão Ordinária do dia 08 de junho de 2015.

Proposição Apresentada:

·     Para que seja encaminhado ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Santiago – Júlio Ruivo para que estude a possibilidade de que o Executivo Municipal elabore um projeto que disponha sobre as férias dos funcionários municipais concursados e Cargos em Comissão, que são casados ou que tenham união estável, para que os mesmos gozem do período de férias juntos, ou seja, no mesmo período. 

·         Para que seja colocado placas de sinalização luminosa nas estradas do interior do Município, uma vez que facilitaria o transito para aqueles para os que precisam deslocar-se a noite para localidades.

·         Para que a Câmara de Vereadores encaminhe ao DNIT correspondência para que o mesmo sinalize com placa na Ponte do Rio Rosário BR 287– entrada para Gruta de Ernesto Alves, o peso que a mesma comporta bem como, que o DNIT faça uma avaliação da atual estrutura.

Pedido de Informações:

Para saber se o Município de Santiago se existe alguma regulamentação e fiscalização que vise à preservação das nascentes do entorno da barragem de água que abastece a comunidade de Santiago. Bem como se existir, se a mesma aplica-se a nascente do 3º lajeado.

Voto Congratulatório:

§ Para com a Academia Vida Ativa, na pessoa do seu Diretor Christina Thier, que com sua equipe Força Brasil, participou do Primeiro Girevoy Sport Challenge – querobel, em nível de estado. Campeonato esse realizado no ultimo final de semana, de 5 a 6 de junho, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde a mencionada equipe, sagrou-se vitoriosa em varias modalidades, tanto na categoria masculino quanto feminino.

§ Para com a senhora Carole Bastos Brum, atleta da Academia Vida Ativa, que competiu na categoria feminina no Primeiro Girevoy Sport Challenge – querobel, em nível de estado, sagrando-se campeã na modalidade Long Cycle, 1º lugar, medalha de Ouro, sendo a primeira atleta santiaguense a conquistar primeiro lugar nesse esporte.

terça-feira, 2 de junho de 2015

E se fosse contigo? Por Christopher Goulart - Senador Suplente do RS - Neto do Presidente João Goulart


 Parto do princípio que em todas as temáticas complexas existem indagações intimistas que,muitas vezes, em razão da obviedade, tornam-se imperceptíveis. É uma conclusão ao interpretar as notícias da chegada ao Rio Grande do Sul dos imigrantes haitianos e senegaleses. Estamos vivendo num período de radicalizações. Pouco resta no caminho do equilíbrio e na conquista de resultados que contemplem a todos. Um mundo que se apequena no limitado espaço dos interesses individuais e lamentavelmente se distancia aos olhos dos valores humanitários.
Ocorre que, mesmo considerando as preocupações normais daqueles que visam prioridades para cidadãos nascidos em território nacional, tais argumentos tornam-se singelos se comparados à grandeza do ato de estender uma mão a quem precisa. Por outro lado, não há como tolerar qualquer forma de preconceito racial e social contra um ser humano em qualquer lugar do planeta.
Devemos lembrar, caso seja necessário, que os imigrantes haitianos e senegaleses chegam ao Brasil não por motivos turísticos, mas sim em razão de catástrofes naturais e situações de extrema gravidade que ameaçam suas vidas.  Os vistos humanitários concedidos pelo governo são outorgados após a comprovação de ausência de antecedentes criminais, com a garantia de trabalho com carteira assinada, além de acesso à saúde e educação.
Dificilmente nos colocamos em hipotéticas situações adversas, prática que pode cooperar para uma crítica construtiva de pensamento. Fechar os olhos para os dramas alheios, brasileiros, haitianos ou senegaleses, é imaginar que vivendo dentro de uma bolha estaremos exercendo a nossa autodefesa contra supostas ameaças que talvez sequer existam. Nossa contribuição é fugir dessa lógica perversa que gera sentimentos improdutivos. Privilegiados ou não dentro do nosso próprio contexto social, a negação de disponibilidade parece-me o pior dos caminhos a seguir.
O momento enseja uma conjunção de esforços, é bem verdade. As razões humanitárias necessárias restam fragilizadas se o Estado brasileiro não trabalhar de forma articulada para atender minimamente as necessidades dos imigrantes. Eis aí um dos desafios da questão, considerando a reiterada ausência de serviços eficazes oferecidos pelo poder público. O outro, é o pleno entendimento de que a indiferença é pecado que fere de morte a essência da humanidade.

Christopher Goulart

Senador Suplente (PDT RS)

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ações apresentadas na Sessão Ordinária do dia 01 de junho de 2015

Resumo das Ações apresentadas na Sessão Ordinária do dia 01 de junho de 2015.

Da tribuna, relatei minha preocupação com o grupo de adolescentes que se reúnem na Praça central e no calçadão da nossa cidade. Neste último domingo, por exemplo, por volta das 20 horas, um grupo de jovens provocou uma verdadeira desordem na praça e no calçadão, próximo ao trailer de lanches do “Chico Lanches”. A bagunça foi tanta que um dos indivíduos entrou em uma farmácia da região e sem camisa, começou a atiçar a briga com os demais jovens. Com isso, famílias que estavam com seus filhos pelo nossa calçadão, mais precisamente na imediação mencionada, retiraram-se do local pela falta e segurança naquele momento. Minutos depois a Brigada Militar chegou ao local e acalmou os ânimos. Esse relato, meus amigos externa mais uma vez minha preocupação com a nossa juventude, que precisa urgente de um olhar humano e social por parte de nós políticos e todas as entidades sociais.


Proposição Apresentada:

Para que seja encaminhado ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Santiago – Júlio Ruivo, esta proposição que sugere que os monumentos históricos localizados em nossas praças públicas sejam limpados bem como pintados.

Justificando a proposição uma vez que trata-se de monumentos que constituem a verdadeira história de Santiago, sendo um cartão de visita para quem vem de fora para nossa cidade.


Pedido de Informações:

Para que seja fornecido cópia a este parlamentar do contrato existente entre o Município de Santiago e a empresa que opera no estacionamento rotativo – Zona Azul. O referido pedido de informações tem como melhor entender como é feita esta parceria entre empresa e município.